quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eleição da OAB transcorre dentro da normalidade



Está acontecendo durante toda esta segunda-feira (19) a eleição para renovação da diretoria, Conselho Seccional, Caixa de Assistência dos Advogados e das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte. A eleição ocorre em Natal, no Centro de Convenções e no interior nas sedes das Subseccionais de Mossoró, Caicó, Assu, Pau dos Ferros e Macau.

Ao todo, 6 mil advogados do Estado estão aptos a votar. As urnas fecham às 17h e a expectativa é de que às 21h já se tenha o nome do novo presidente estadual da OAB. Na manhã de hoje (19) a movimentação era intensa no Centro de Convenções. O candidato da chapa 1, Sérgio Freire, estava no local de votação e demonstrou confiança.

“Estamos sim confiantes de que sairemos vencedores dessa eleição”, disse. Caso eleito, Sérgio diz ter como prioridade desenvolver uma política de incentivo aos jovens advogados. “Hoje a classe jovem está muito desmotivada, o que notamos é que os jovens advogados se formam e buscam logo um concurso, não querem advogar, porque falta uma política de incentivo para a classe”, lembrou.

O Escritório Modelo da OAB, usado por jovens advogados deve ter sua capacidade de atuação estendida. “É isso que queremos. Atualmente temos uma média de 20 atendimentos/dia, mas queremos aumentar esse número expandido para outras zonas de Natal e comarcas que demandam uma grande quantidade de serviços”, frisou Sérgio.

O candidato da oposição, Aldo Medeiros, também esteve no Centro de Convenções na manhã desta segunda-feira (19). Aldo criticou a atual gestão e disse que o seu plano de governo busca democratizar a Ordem. “A OAB está retrógada, falta modernizar e democratizar a entidade, para que ela possa dar respostas mais ágeis à sociedade”, disse.

Aldo também demonstrou confiança na vitória. “Nós já conseguimos um fato inédito que foi unir diferentes vertentes da advocacia para disputarmos a chapa. Vamos sair vitoriosos”, destacou.

A votação é obrigatória para quem está adimplente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Quem não comparecer ao local de votação no dia de hoje tem um mês para apresentar a justificativa da ausência, sob pena de pagar multa de 10% na anuidade da carteira.




Eleição em Mossoró

Começou pontualmente às 9h, a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil em Mossoró (OAB). Durante toda a manhã, a movimentação foi intensa na sede da entidade aqui na cidade, que conta com 761 votantes.
Além da escolha da diretoria da Subseccional Mossoró, os eleitores votaram na diretoria da Seccional Potiguar. Para a eleição estadual, estão sendo esperados mais de 11 mil eleitores. Assim como a escolha da diretoria local, a estadual conta com a disputa entre duas chapas.

O presidente da Comissão Eleitoral, Nereu Linhares, afirma que a votação está transcorrendo dentro da normalidade, e terá como momentos críticos o período da manhã, e a última hora de votação que segue até 17h, podendo votar depois disso apenas as pessoas que estiverem dentro da sede da OAB Mossoró.

Como a votação está sendo feita com o uso das tradicionais cédulas, já que as urnas eletrônicas não foram liberadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a apuração deve seguir até pouco depois das 20h.

No início da votação, houve um maior acirramento entre os eleitores das duas chapas, que já foi contornado segundo o presidente da comissão eleitoral. Nereu Linhares afirma que na noite de ontem se reuniu com representantes das duas chapas para tratar sobre as normas do pleito, principalmente sobre questões envolvendo a propaganda eleitoral.

Como a movimentação está bastante intensa dentre e fora da sede da OAB Mossoró, a comissão eleitoral pediu o isolamento do trecho da Avenida Duodécimo Rosado que fica na frente do prédio, para garantir maior segurança aos votantes.A votação é obrigatória e os eleitores que não comparecerem e não justificarem sua ausência estarão sujeitos a multas de até 20% do valor de sua anuidade. Apenas os advogados que estiverem quites com suas obrigações junto a OAB, podem participar do pleito.

Os candidatos eleitos deverão cumprir mandato de três anos, podendo se candidatar a reeleição quantas vezes desejar.

FONTE - JORNAL DE FATO, MOSSORÓ-RN,EDIÇÃO DO DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 29 DE OUTUBRO DE 2008 (QUARTA-FEIRA), PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR